Dicas para organizar uma mudança residencial

Mudanças fazem parte da vida e, muitas vezes, isso inclui o lugar de moradia. É geralmente gostoso partir para um local novo, viver uma nova fase da vida, mas o ato de embalar todos os pertences e transportá-los em segurança para o novo destino é bastante trabalhoso. Para esses momentos, o primeiro passo é o planejamento. Sem ele, as coisas podem ficar bem difíceis e bagunçadas. Assim, separamos algumas dicas valiosas de organização e praticidade em mudanças residenciais:

xj6 mudancas

Limpeza

Não adianta nada transportar todos os seus pertences se sua casa, seja a antiga ou a nova, estiver suja ou empoeirada. A sujeira vai acabar se espalhando por seus objetos e isso vai dar trabalho em dobro.

É realmente necessário?

Todo mundo tem em casa aquele monte de objetos, roupas e acessórios que não usa há um bom tempo. Que tal doá-los para alguém que fará melhor uso? Se estiverem quebrados ou obsoletos, o melhor é mesmo jogar fora, mas o importante é não carregar pesos desnecessários na mudança.

Caixas de papelão

Sim, elas são as melhores amigas de quem está de mudança. Entretanto, é preciso tomar certos cuidados com as caixas de papelão. Em primeiro lugar, separe os objetos de cômodos diferentes em caixas diferentes. Identifique as caixas com o nome do local ao qual se destinam os objetos nelas inseridos, para que você não fique as carregando de um lado para o outro sem necessidade. Outra dica interessante é colocar objetos pesados em caixas pequenas e objetos leves em caixas grandes, já que podem ser carregados em maior quantidade. Procure reutilizar esses materiais de mudança (papelão, fitas adesivas, plástico bolha etc) ao máximo possível para evitar desperdício. Respeite o meio ambiente!

Itens essenciais primeiro

Às vezes, as mudanças são realizadas em mais de um dia, o que pode trazer certos transtornos. Para evita-los, procure levar primeiro itens essenciais, como comida, objetos de higiene pessoal e algumas peças de roupa. Deixe o restante mais supérfluo para depois.

Transportadora confiável

É muito importante contratar os serviços de uma empresa de mudanças confiável. Preferencialmente, procure por referencias com pessoas que tiveram mudanças bem-sucedidas.

Objetos frágeis

Objetos frágeis devem ser transportados com um cuidado a mais. Recomenda-se a embalagem com plástico bolha para pequenos objetos. Para objetos maiores, inclusive eletrodomésticos, utilize pedaços de papelão ou isopor. Não se esqueça de identificar as caixas específicas para objetos frágeis.

Medidas

Antes de transportar grandes objetos, como camas e armários, bem como eletrodomésticos, verifique as medidas da nova residência, incluindo portas e janelas, e confirme se esses objetos se adequam ao novo lar.

Obs: Não se esqueça de alterar o endereço de suas correspondências e serviços públicos, como água, luz, telefone, entre outros. Avise os amigos e familiares de seu mais novo endereço!

Deixe uma resposta